
Através de coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira, 1º de novembro, o Governo do Estado apresentou o plano operacional de apoio ao Pré-Caju. O detalhamento de toda a atuação pública do Estado e do município aconteceu no Palácio dos Despachos, reunindo órgãos públicos e de diversos setores da sociedade.
Ao lado de representantes das secretarias e órgãos envolvidos no evento, além da Prefeitura de Aracaju, foi divulgado e explicado como acontecerá o apoio e logística da segurança, saúde, limpeza e trânsito, por exemplo, à festa de rua que acontecerá na Orla da Atalaia, entre os dias 4 e 6 de novembro.
O governador Belivaldo Chagas agradeceu ao empenho de todo o poder público, nas esferas estadual e municipal, ao evento, destacando a importância da iniciativa privada na contribuição com o turismo e economia através de eventos como este.
“O momento é de festejar, que bom que o Pré-Caju está de volta. O Pré-Caju não apenas dos blocos, fechado, mas o Pré-Caju do povo, da pipoca. A retomada desse formato trouxe desafios, a criação de toda uma logística de apoio para que tenhamos sucesso. Tudo foi pensado para que os foliões possam brincar com alegria e segurança. É um investimento total de mais de um R$ 1 milhão por parte do Governo do Estado, além de mais cerca de R$ 1,5 milhão da prefeitura”, destacou Belivaldo.
Importância do evento r415t

Organizador da festa, o vereador e empresário Fabiano Oliveira também retribuiu o apoio do poder público ao evento, que é um dos mais tradicionais do estado de Sergipe. “Todos nós compreendemos que um evento desse porte seria impossível sem esse apoio direto e decisivo do governador Belivaldo e do prefeito Edvaldo. O Pré-Caju foi muito bem pensado e planejado, tudo foi discutido para atender da melhor forma todos os setores envolvidos, principalmente o turismo, pois precisamos mostrar os potenciais da nossa cidade”, complementou.
O Pré-Caju tem a estimativa de receber cerca de 200 mil pessoas por dia, com expectativa de taxa de ocupação hoteleira em 100%. O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, reforçou a importância da festa sob diversos aspectos.
“O retorno do Pré-Caju tem um significado muito importante. Primeiro cultural, afinal muita gente subestima o papel da música, do axé, um fenômeno cultural brasileiro. É também um momento de confraternizar, de diversão entre as pessoas. E tem um significado maior, que muitas vezes a população não leva em conta, que é a questão da geração de emprego, renda e projeção do turismo do nosso estado, nossa cidade Aracaju”, complementou.
Apresentação do plano do Governo do Estado 20314x
As policias Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros de Sergipe, que compõem as forças de Segurança Pública do Estado de Sergipe, mostraram como se dará o apoio ao evento. Ao todo, serão 1.300 policiais militares atuando nos três dias de festa, divididos entre policiamento periférico, acompanhamento dos trios, posto de controle, operação com drones e acompanhamento dos trios.
Os profissionais estarão divididos nas ruas, em 26 viaturas, 13 bases móveis, 32 motocicletas, 24 cavalos e quatro drones. No total, o evento contará com 31 pontos de o e controle, sendo 21 deles com revista de pessoas. O horário será das 10h à 0h. A polícia também oferecerá quatro cabines de desarmamento, policiamento da praia, além do policiamento de todo o circuito por meio de quatro postos de comando em quatro áreas estratégicas do evento.
Já a Polícia Civil reforçará o efetivo de delegados e agentes, atuando em formato plantonista na Delegacia de Turismo (Detur), das 7h da sexta-feira, 4, até às 7h da segunda-feira, 7. O Corpo de Bombeiros oferecerá o e com efetivo de mais de 100 militares, reforçando a segurança no âmbito de orientação de foliões, fiscalização, controle de ocorrências e com equipes salva-vidas na região da praia.
A Saúde do Estado irá contribuir através do Serviço Móvel de Urgência (Samu), em todos os dias do evento, fornecendo e aos casos de urgência e emergência, agravo de saúde, necessidade de remoção e atendimento de médio a grande porte clínico ou traumático. Em caso de necessidade de encaminhamento para unidades de pronto-atendimento, como os hospitais municipais e o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse).
O Samu ofertará, ao todo, 3 viaturas de e avançado, duas de e básico, 4 motolâncias e uma equipe CRU de e operacional, com envolvimento de 54 profissionais nos dois dias de evento. Também haverá dupla de quadriciclos para atuação na faixa de areia de toda a extensão da praia.
Apoio municipal 3g85e

A Prefeitura de Aracaju, que istra o local da festa, será responsável pelo e em diversos âmbitos, garantindo a limpeza, organização de ambulantes, gerenciamento do trânsito nas principais vias da Orla da Atalaia, além do e ao atendimento de saúde, com implantação de um Posto Médico, atuação da Guarda Municipal, proteção de áreas verdes e de todo o patrimônio público, além das demais orientações necessárias aos foliões e comércio da região.
No Posto Médico, localizado próximo ao Delmar Hotel, haverá atuação de 50 profissionais, para casos de pequena e média complexidade, além da retaguarda dos hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva.
O transporte público também funcionará de maneira ampliada, com abertura do Terminal da Atalaia funcionando durante toda a madrugada, entre os dias 5 e 6, além da inclusão de linhas de ônibus extras para diversos bairros da capital e da Grande Aracaju.