Categorias: Cidades

Em evento com Lula, Edvaldo defende protagonismo das cidades 28542a

Compartilhe:

Presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), o prefeito Edvaldo Nogueira defendeu, neste domingo, 17, o protagonismo das cidades para a resolução dos problemas da humanidade, em sua participação na plenária de encerramento do Urban 20 (U20), sediado no Rio de Janeiro. Ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, de gestores e delegações de mais de cem cidades do mundo, Edvaldo destacou que “somente com a atuação efetiva dos municípios, é possível dar os significativos no enfrentamento às ações climáticas e na busca por soluções para o desenvolvimento sustentável”.

Realizado paralelamente ao G20 Social, o U20 reuniu representantes de governos nacionais e internacionais com o objetivo de ampliar os debates sobre o clima, governança global e desenvolvimento sustentável. Ao final do evento, os participantes entregaram ao presidente Lula um documento, com as 36 demandas prioritárias das cidades, para ser levado à Cúpula de Líderes do G20, que ocorre nesta segunda-feira, 18.

Edvaldo Nogueira com prefeitos participantes do U20

“É preciso afirmarmos as cidades como um elemento muito importante das soluções de desenvolvimento econômico, igualdade, solidariedade e de paz. Se não investirmos nos municípios como o caminho para a resolução dos problemas, dificilmente alcançaremos os objetivos que necessitamos tratar, enquanto humanidade. Precisamos ampliar ainda mais os nossos esforços. Já são 25 anos que os municípios aram a ter protagonismo no mundo, mas vivendo um momento que exige ainda mais participação das cidades. Grande parte das dificuldades enfrentadas hoje no país é fruto da desigualdade federativa. Este evento, do qual participamos, é um ponto de virada importante na relação entre os entes federados”, afirmou Edvaldo.

O prefeito de Aracaju e presidente da FNP considerou ainda a realização da Cúpula de Líderes do G20, no Brasil, como um “marco crucial” para as discussões de combate às mudanças climáticas no âmbito internacional. “É fundamental que esse trabalho realizado hoje possa repercutir, o mais rapidamente possível, no mundo inteiro, para que possamos estabelecer estratégias de fortalecimento dos municípios e torná-las realidade”, frisou Edvaldo. O gestor ressaltou também a relevância do documento apresentado pelos prefeitos ao presidente Lula com 36 pedidos para repensar as cidades, reduzir as desigualdades no espaço urbano e enfrentar as mudanças climáticas. “É um documento que reúne demandas fundamentais para que as cidades possam dar, efetivamente, os primeiros os como protagonistas do futuro do Brasil”, frisou.

O presidente Lula apresentou posicionamento semelhante ao do prefeito Edvaldo Nogueira. Ao falar para os participantes, o presidente defendeu a atuação das cidades nas discussões climáticas e considerou que “o planejamento urbano terá um papel crucial na transição ecológica e no enfrentamento às mudanças climáticas”. Ele também alertou para o fato de que “esses mesmos centros urbanos estão desproporcionalmente expostos às consequências das mudanças climáticas” e salientou que os custos das consequências precisam de ajuda financeira.

“As cidades não podem custear sozinhas a transformação urbana. Elas não podem ser negligenciadas nos novos mecanismos de financiamento da transição climática. Infelizmente, os governos esbarram em uma enorme lacuna de financiamento no Sul Global”, reiterou Lula.

U20

Realizado concomitantemente ao G20 Social, o Urban 20 teve a participação de  87 prefeitos e autoridades municipais, juntamente com as delegações de mais de 100 cidades do mundo.  Entre as autoridades que participaram do U20 estiveram os prefeitos de Paris, Barcelona, Milão, Istambul, Helsinque, Phoenix, Montreal, Freetown, Joanesburgo, Medellin, Montevidéu, entre outros. Também estão presentes autoridades de Londres, Nova York, Buenos Aires e Cingapura, entre vice-prefeitos e conselheiros das prefeituras.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes 66264x

Codex Vitae 3ll2j

Por Tácio Brito (*) s mudanças são um assunto recorrente em meus escritos, considero esse…

20 horas atrás

Envelhecer é inevitável, ficar velho é opcional xu5l

  Por Luiz Thadeu Nunes  (*)   ouve um tempo, e não faz tanto tempo…

1 dia atrás

Fundat abre inscrições para cursos e oficinas de qualificação 2x4r3b

  A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) abriu nesta sexta-feira, 16, as…

2 dias atrás

Setor de transporte mobiliza colaboradores e sociedade contra a exploração sexual de crianças e adolescentes 372u43

  Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de…

2 dias atrás

Baixa produtividade: de quem é a culpa? 2i435l

  Por Juliano César Souto (*) O mito da culpa do trabalhador Nas análises econômicas,…

2 dias atrás

Desemprego se mantém estável em Sergipe, mas rendimento médio cresce 13,2% 5j963

A taxa de desocupação em Sergipe se manteve estável no primeiro trimestre de 2025 em…

3 dias atrás