Alerta máximo diante da confirmação do primeiro foco da doença em território nacional Fotos: Ascom Emdagro 632p34
Mesmo com a exclusão da suspeita de gripe aviária registrada no município sergipano de Graccho Cardoso, o Governo do Estado, através da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), permanece em estado de alerta máximo diante da confirmação do primeiro foco da doença em território nacional, ocorrido recentemente em um estabelecimento de produção comercial em Montenegro (RS). A autarquia estadual tem adotado uma série de medidas preventivas para preservar a saúde do plantel avícola sergipano e impedir a entrada da doença no estado.
De acordo com a diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Aparecida Andrade, a rápida atuação da equipe foi fundamental para garantir a segurança sanitária no estado e os trabalhos seguem para reforçar os serviços. “Dentre as ações já em curso estão a fiscalização intensificada no trânsito interestadual de aves e produtos derivados, o reforço nos postos de controle fixos, com apoio da fiscalização móvel, visitas a estabelecimentos que comercializam aves vivas, a suspensão temporária de eventos que envolvam aves, capacitação de médicos veterinários da Emdagro sobre técnicas de depopulação e descarte de carcaças”, detalha.
A Emdagro alerta que qualquer comportamento anormal ou aumento repentino na mortalidade de aves deve ser comunicado imediatamente ao escritório da empresa mais próximo. Outras informações podem ser obtidas junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária, pelo e-mail imprensa@agro.gov.br ou pelo telefone 61 3218-2708.
A suspeita de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) – gripe aviária – registrada no município sergipano de Graccho Cardoso foi descartada, após análises laboratoriais apresentarem resultado negativo para a doença. A notificação, recebida no último dia 16 de maio pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), referia-se à mortalidade de galinhas de criação de subsistência. No mesmo dia, técnicos da Defesa Animal realizaram a coleta de amostras biológicas e enviaram ao laboratório oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Campinas (SP). O laudo conclusivo foi emitido na noite do dia 19 de maio.
No dia seguinte à notificação, 17, equipes da Emdagro, acompanhadas de uma auditora federal do Mapa, estiveram em propriedades vizinhas àquela onde ocorreu a mortalidade das aves, adotando os protocolos de investigação e rastreabilidade previstos pelo Plano Nacional de Contingência.
“A pronta resposta dos nossos técnicos e a articulação com o Mapa foram essenciais. A população pode ficar tranquila. O caso em Graccho Cardoso foi investigado com seriedade e descartado com respaldo laboratorial. Ainda assim, seguimos vigilantes e atuando preventivamente em todas as regiões do estado”, frisa Aparecida.
Cerca de 6,3 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda…
A Petrobras firmou um acordo com a Unigel para encerrar litígios relacionados ao arrendamento…
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) a homilia proferida pelo Papa Pio XI,…
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), em parceria…
Investir em infraestrutura e tecnologia é um dos objetivos da Energisa Sergipe para garantir…
O Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap),…