Só Sergipe 543j42 / Notícias de Sergipe levadas a sério. Fri, 23 May 2025 17:46:23 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 Receita libera consulta a maior lote de restituição do IR da história 4g7052 /receita-libera-consulta-a-maior-lote-de-restituicao-do-ir-da-historia/ /receita-libera-consulta-a-maior-lote-de-restituicao-do-ir-da-historia/#respond <![CDATA[Só Sergipe]]> Fri, 23 May 2025 17:46:23 +0000 <![CDATA[Negócios]]> <![CDATA[consulta]]> <![CDATA[contribuintes]]> <![CDATA[Imposto de Renda]]> <![CDATA[PIX]]> <![CDATA[Receita Federal]]> <![CDATA[restituições]]> /?p=90035 <![CDATA[

  Cerca de 6,3 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física deste ano acertam as contas com o Leão. Nesse horário, a Receita Federal liberou a consulta ao primeiro dos cinco lotes de restituição de 2025, o maior da história em número de contribuintes e em valor. O lote … 6i3it

O post Receita libera consulta a maior lote de restituição do IR da história apareceu primeiro em Só Sergipe.

]]>
<![CDATA[

 

Cerca de 6,3 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física deste ano acertam as contas com o Leão. Nesse horário, a Receita Federal liberou a consulta ao primeiro dos cinco lotes de restituição de 2025, o maior da história em número de contribuintes e em valor. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.

Ao todo, 6.257.108 contribuintes receberão R$ 11 bilhões. Todo o valor, informou o Fisco, irá para contribuintes com prioridade no reembolso.

As restituições estão distribuídas da seguinte forma:

  • 2.375.076 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e optaram simultaneamente por receber a restituição via Pix;
  • 2.346.445 contribuintes de 60 a 79 anos;
  • 1.096.168 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 240.081 contribuintes acima de 80 anos;
  • 199.338 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave

Embora não tenham prioridade por lei, os contribuintes que usaram dois procedimentos em conjunto, pré-preenchida e Pix, aram a ter prioridade no recebimento da restiuição neste ano.

A consulta poderá ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no botão Consultar a Restituição. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

O pagamento será feito em 30 de maio, na conta ou na chave Pix do tipo F informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no CentroVirtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve ando o menu Declarações e Demonstrativos, clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no campo Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.

Fonte: Agência Brasil

O post Receita libera consulta a maior lote de restituição do IR da história apareceu primeiro em Só Sergipe.

]]>
/receita-libera-consulta-a-maior-lote-de-restituicao-do-ir-da-historia/feed/ 0
Petrobras reassume fábricas de fertilizantes na Bahia e em Sergipe 3g531l /petrobras-reassume-fabricas-de-fertilizantes-na-bahia-e-em-sergipe/ /petrobras-reassume-fabricas-de-fertilizantes-na-bahia-e-em-sergipe/#respond <![CDATA[Só Sergipe]]> Fri, 23 May 2025 15:49:09 +0000 <![CDATA[Negócios]]> <![CDATA[Bahia]]> <![CDATA[conflitos]]> <![CDATA[empresarial]]> <![CDATA[fertilizantes]]> <![CDATA[fórum]]> <![CDATA[Justiça]]> <![CDATA[Laranjeiras]]> <![CDATA[petrobras]]> <![CDATA[Sergipe]]> <![CDATA[Unigel]]> /?p=90033 <![CDATA[

  A Petrobras firmou um acordo com a Unigel para encerrar litígios relacionados ao arrendamento das fábricas de fertilizantes localizadas em Camaçari (BA) e Laranjeiras (SE), paralisadas desde 2023. As unidades retornarão à posse da estatal, em data ainda a ser definida, conforme comunicado divulgado nesta quinta-feira (22). O entendimento entre as empresas foi formalizado …

O post Petrobras reassume fábricas de fertilizantes na Bahia e em Sergipe apareceu primeiro em Só Sergipe.

]]>
<![CDATA[

 

A Petrobras firmou um acordo com a Unigel para encerrar litígios relacionados ao arrendamento das fábricas de fertilizantes localizadas em Camaçari (BA) e Laranjeiras (SE), paralisadas desde 2023. As unidades retornarão à posse da estatal, em data ainda a ser definida, conforme comunicado divulgado nesta quinta-feira (22).

O entendimento entre as empresas foi formalizado por meio da de um documento que, segundo a Unigel, representa a resolução definitiva das disputas contratuais, ainda pendente de homologação pelo Tribunal Arbitral — instância alternativa que utiliza árbitros para resolver conflitos fora da Justiça comum.

As duas fábricas, arrendadas à Proquigel (subsidiária da Unigel) desde 2019, enfrentaram paralisações devido a dificuldades financeiras. A Petrobras, ao confirmar o acordo, afirmou que ele se alinha ao plano de negócios da companhia, que prevê a retomada da produção de fertilizantes nitrogenados, com foco na integração à cadeia do gás natural e na transição energética.

Após a homologação, a Petrobras lançará licitação para contratar empresas responsáveis pela operação e manutenção das unidades.

Boa notícia 6o3v11

A decisão foi recebida com entusiasmo pelo setor produtivo sergipano. Um dos coordenadores do Fórum Empresarial de Sergipe, Maurício Gonçalves, considerou a notícia “alvissareira”, destacando que ela garante a manutenção dos empregos na unidade de Laranjeiras e beneficia as empresas de fertilizantes instaladas no entorno da fábrica. “Para a agricultura sergipana, é uma boa notícia”, afirmou.

A fábrica de Laranjeiras, conhecida como Fafen-SE, tem capacidade de produção de 1,8 mil toneladas de ureia por dia, além de comercializar amônia, gás carbônico e sulfato de amônio. Já a Fafen-BA pode produzir até 1,3 mil toneladas diárias de ureia e comercializar, além da amônia e gás carbônico, o Arla 32, utilizado como redutor de emissões veiculares.

Retomada da produção 3q6c5i

 

Maurício Oliveira
Maurício Oliveira, coordenador do Fórum Empresarial Foto: Ascom/PMA

A Petrobras estima que, com a retomada das operações, serão criados cerca de 2,4 mil empregos diretos e indiretos nas duas unidades. Segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP), que representa os trabalhadores do setor, as atividades poderão ser reativadas ainda em outubro deste ano.

O acordo reforça a estratégia da Petrobras de ampliar a produção nacional de fertilizantes, reduzindo a dependência externa. Atualmente, o Brasil importa cerca de 80% do volume de fertilizantes que consome. A presidente da estatal, Magda Chambriard, já havia sinalizado a intenção de ampliar investimentos no setor desde que assumiu o cargo, em maio de 2024.

Em agosto do ano ado, a Petrobras já havia reativado a fábrica Araucária Nitrogenados S.A. (Ansa), no Paraná, encerrando um ciclo de paralisações iniciado em 2020. A reativação das unidades do Nordeste representa mais um o no esforço de fortalecer a autossuficiência brasileira na produção de insumos agrícolas essenciais.

Com informações da Agência Brasil

O post Petrobras reassume fábricas de fertilizantes na Bahia e em Sergipe apareceu primeiro em Só Sergipe.

]]>
/petrobras-reassume-fabricas-de-fertilizantes-na-bahia-e-em-sergipe/feed/ 0
Uma pequena via para a Santidade — O centenário de Canonização de Santa Teresinha do Menino Jesus 4e2x45 /uma-pequena-via-para-a-santidade-o-centenario-de-canonizacao-de-santa-teresinha-do-menino-jesus/ /uma-pequena-via-para-a-santidade-o-centenario-de-canonizacao-de-santa-teresinha-do-menino-jesus/#respond <![CDATA[Claudefranklin Monteiro]]> Fri, 23 May 2025 14:56:09 +0000 <![CDATA[Outras palavras]]> <![CDATA[amor]]> <![CDATA[canonização]]> <![CDATA[carisma]]> <![CDATA[centenário]]> <![CDATA[jovem carmelita]]> <![CDATA[Papa Pio XI]]> <![CDATA[popular]]> <![CDATA[Santa Teresinha]]> <![CDATA[Santa Teresinha do Menino Jesus]]> <![CDATA[santidade]]> <![CDATA[tempos modernos]]> /?p=90021 <![CDATA[

  Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   Da homilia proferida pelo Papa Pio XI, por ocasião da Canonização de Marie-Françoise-Thérèse Martin (nome de batismo), no histórico dia 17 de maio de 1925, destaco a seguinte agem: “Esta Donzela tornou-se criança na ordem da graça, mas seu espírito de infância estava unido a tal grandeza …

O post Uma pequena via para a Santidade — O centenário de Canonização de Santa Teresinha do Menino Jesus apareceu primeiro em Só Sergipe.

]]>
<![CDATA[

 

Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)

 

Da homilia proferida pelo Papa Pio XI, por ocasião da Canonização de Marie-Françoise-Thérèse Martin (nome de batismo), no histórico dia 17 de maio de 1925, destaco a seguinte agem: “Esta Donzela tornou-se criança na ordem da graça, mas seu espírito de infância estava unido a tal grandeza de alma que, de acordo com as promessas de Cristo, ela merecia ser glorificada diante da Igreja na terra, bem como na Jerusalém Celeste”.

Nesse sentido, não é um exagero de dizer que Santa Teresinha do Menino Jesus (Alençon, 2 de janeiro de 1873 – França) se tornou, efetivamente, “uma das maiores santas dos tempos modernos”, conforme já prenunciava o antecessor de Pio XI, São Pio X (1835-1914). Vale destacar que quando ele assim o disse, ela não havia ainda sido reconhecida como santa. Entretanto, coube a ele o decreto que autorizava a abertura de seu processo de canonização no dia 10 de junho de 1914. Detalhe: ele faleceu pouco tempo depois, naquele mesmo ano, no dia 20 de agosto.

Extremamente popular, e com um carisma que já ultraava a Europa, pouco tempo depois de sua morte, no dia 30 de setembro de 1897, aos 24 anos de idade, Santa Teresinha foi canonizada num espaço de tempo de 27 anos, apenas. O sucessor de São Pio X, o Papa Bento XV foi responsável pela aceleração do seu processo, o que permitiu que sua beatificação ocorresse no dia 29 de abril de 1923.

Ora, mas o que fez e faz desta jovem carmelita, de vida curtíssima, como vimos, de hábitos discretos e anônimos, por algum tempo, cair nas graças de milhões de devotos espalhados pelo mundo, incluindo este que vos escreve? Penso que, exatamente, a sua “via de amor”. O caminho que ela encontrou, nada ortodoxo, mas muito simples, que a levou às honras do altar e a habitar os nossos corações.

Há quem diga que foi o volume de milagres realizados por sua intercessão. Também! Mas, insisto em dizer que foi a coerência de sua mensagem com a sua vida. A sensibilidade e a autenticidade evangélicas. O jeito todo particular de martirizar-se num final de vida turbulento, às voltas com sérios problemas respiratórios que a levaram a óbito.

Particularmente, destaco o trecho abaixo de suas reflexões espirituais, condensada na obra História de uma alma (publicada pela primeira vez no dia 30 de setembro de 1898), como um dos grandes tesouros teológicos da Igreja Católica:

Procurarei buscar meios de chegar ao Céu por um pequeno caminho — muito curto e muito reto, um pequeno caminho que é totalmente novo. Vivemos numa era de invenções; atualmente os ricos não precisam mais sequer subir escadas, pois têm elevadores para isso. Bom, eu tentarei encontrar um elevador pelo qual eu possa ser elevada a Deus, pois sou muito pequena para escalar a íngreme escada da perfeição. […] Teus braços, então, Ó Jesus, são o elevador que deverão elevar-me até o Céu. Para chegar lá, não preciso crescer; ao contrário, preciso permanecer pequena, preciso me tornar ainda menos.

Ao o que outros santos, sem nenhum demérito em relação a ela, se agigantaram, ela permaneceu na sua pequenez para alcançar o caminho da santidade e assim o fez, com todo o mérito e justiça, para o bem de todos nós, seus devotos, mas, sobretudo, para a Glória de Deus. Sim, os santos existem para isto, para que “(…) santificado seja o Vosso Nome”. E Santa Teresinha cumpre, há cem anos, este propósito, atraindo a atenção de jovens e também de pessoas de todas as idades.

Por tais razões, ainda que seja uma enorme santa, a Santinha de Lisieux, como a chamamos carinhosa e respeitosamente, segue não somente sendo “uma das maiores santas dos tempos modernos”, mas também de nosso tempo, tão carente de seus exemplos e atitudes, de seu desprendimento, de sua simplicidade, de sua humildade e de seu amor incondicional ao Cristo e à sua Face Gloriosa, por intercessão de Nossa Senhora, no caso dela, em especial, Nossa Senhora do Sorriso.

Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, rogai por nós!

 

O post Uma pequena via para a Santidade — O centenário de Canonização de Santa Teresinha do Menino Jesus apareceu primeiro em Só Sergipe.

]]>
/uma-pequena-via-para-a-santidade-o-centenario-de-canonizacao-de-santa-teresinha-do-menino-jesus/feed/ 0
Emdagro reforça ações de prevenção à gripe aviária em Sergipe 136b1d /emdagro-reforca-acoes-de-prevencao-a-gripe-aviaria-em-sergipe/ /emdagro-reforca-acoes-de-prevencao-a-gripe-aviaria-em-sergipe/#respond <![CDATA[Só Sergipe]]> Fri, 23 May 2025 14:22:20 +0000 <![CDATA[Cidades]]> <![CDATA[descaratada]]> <![CDATA[empresa estadual ações]]> <![CDATA[Graccho Cardoso]]> <![CDATA[gripe aviária]]> <![CDATA[monitoramento]]> <![CDATA[município]]> <![CDATA[suspeita]]> /?p=90026 <![CDATA[

  A suspeita registrada no município sergipano de Graccho Cardoso foi descartada no último dia 19, mas a empresa estadual segue com ações para intensificar o monitoramento   Mesmo com a exclusão da suspeita de gripe aviária registrada no município sergipano de Graccho Cardoso, o Governo do Estado, através da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de …

O post Emdagro reforça ações de prevenção à gripe aviária em Sergipe apareceu primeiro em Só Sergipe.

]]>
<![CDATA[

 

A suspeita registrada no município sergipano de Graccho Cardoso foi descartada no último dia 19, mas a empresa estadual segue com ações para intensificar o monitoramento 1u2j3d

 

Emdagro, Sergipe
Atuação de equipe é fundamental

Mesmo com a exclusão da suspeita de gripe aviária registrada no município sergipano de Graccho Cardoso, o Governo do Estado, através da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), permanece em estado de alerta máximo diante da confirmação do primeiro foco da doença em território nacional, ocorrido recentemente em um estabelecimento de produção comercial em Montenegro (RS). A autarquia estadual tem adotado uma série de medidas preventivas para preservar a saúde do plantel avícola sergipano e impedir a entrada da doença no estado.

De acordo com a diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Aparecida Andrade, a rápida atuação da equipe foi fundamental para garantir a segurança sanitária no estado e os trabalhos seguem para reforçar os serviços. “Dentre as ações já em curso estão a fiscalização intensificada no trânsito interestadual de aves e produtos derivados, o reforço nos postos de controle fixos, com apoio da fiscalização móvel, visitas a estabelecimentos que comercializam aves vivas, a suspensão temporária de eventos que envolvam aves, capacitação de médicos veterinários da Emdagro sobre técnicas de depopulação e descarte de carcaças”, detalha.

A Emdagro alerta que qualquer comportamento anormal ou aumento repentino na mortalidade de aves deve ser comunicado imediatamente ao escritório da empresa mais próximo. Outras informações podem ser obtidas junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 61 3218-2708.

Suspeita descartada 4z1k3

A suspeita de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) – gripe aviária – registrada no município sergipano de Graccho Cardoso foi descartada, após análises laboratoriais apresentarem resultado negativo para a doença. A notificação, recebida no último dia 16 de maio pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), referia-se à mortalidade de galinhas de criação de subsistência. No mesmo dia, técnicos da Defesa Animal realizaram a coleta de amostras biológicas e enviaram ao laboratório oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Campinas (SP). O laudo conclusivo foi emitido na noite do dia 19 de maio.

No dia seguinte à notificação, 17, equipes da Emdagro, acompanhadas de uma auditora federal do Mapa, estiveram em propriedades vizinhas àquela onde ocorreu a mortalidade das aves, adotando os protocolos de investigação e rastreabilidade previstos pelo Plano Nacional de Contingência.

“A pronta resposta dos nossos técnicos e a articulação com o Mapa foram essenciais. A população pode ficar tranquila. O caso em Graccho Cardoso foi investigado com seriedade e descartado com respaldo laboratorial. Ainda assim, seguimos vigilantes e atuando preventivamente em todas as regiões do estado”, frisa Aparecida.

 

O post Emdagro reforça ações de prevenção à gripe aviária em Sergipe apareceu primeiro em Só Sergipe.

]]>
/emdagro-reforca-acoes-de-prevencao-a-gripe-aviaria-em-sergipe/feed/ 0
Recepção junina para turistas no Aeroporto de Aracaju 574r5x /recepcao-junina-para-turistas-no-aeroporto-de-aracaju/ /recepcao-junina-para-turistas-no-aeroporto-de-aracaju/#respond <![CDATA[Só Sergipe]]> Thu, 22 May 2025 20:26:20 +0000 <![CDATA[Cidades]]> <![CDATA[‘Bem-vindo ao País do Forró’]]> <![CDATA[aeroporto]]> <![CDATA[Aracaju]]> <![CDATA[Fecomércio-SE]]> <![CDATA[prefeitura]]> <![CDATA[projeto]]> <![CDATA[quadrilhas juninas]]> <![CDATA[Setur]]> <![CDATA[turista]]> /?p=90000 <![CDATA[

  A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio-SE), realizará, durante o período junino, a recepção dos turistas que desembarcarem no Aeroporto Internacional Santa Maria. A atividade terá início no dia 30 de maio. …

O post Recepção junina para turistas no Aeroporto de Aracaju apareceu primeiro em Só Sergipe.

]]>
<![CDATA[

 

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio-SE), realizará, durante o período junino, a recepção dos turistas que desembarcarem no Aeroporto Internacional Santa Maria. A atividade terá início no dia 30 de maio.

O projeto ‘Bem-vindo ao País do Forró’ contará com uma estrutura que envolve distribuição de adereços, alimentos típicos e apresentações de quadrilhas juninas e trios pé de serra. Tudo será preparado no setor de desembarque do Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria. A ideia é receber bem o turista que visita a capital sergipana.

 Aeroporto Internacional Santa Maria, em Aracaju
A estrutura será montada no setor de desembarque do Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria Foto: Kaio Espínola/Setur

As ações de recepção, com início em 30 de maio, se estenderão até o final do mês de junho, período em que se espera um grande fluxo de desembarques no terminal aeroportuário. O trabalho será definido de forma estratégica para alcançar o maior número possível de voos.

“Este é um trabalho de extrema importância. Nós precisamos qualificar os nossos produtos turísticos. O turista que chegar a Aracaju vai perceber já no desembarque porque Sergipe é o país do forró. As experiências positivas, as memórias que eles levarão daqui já começarão a ser construídas nos primeiros minutos. Esse turista certamente falará bem de nossa capital para amigos e familiares e um dia vai querer nos visitar novamente”, explicou o secretário do Turismo de Aracaju, Fábio Andrade.

 

O post Recepção junina para turistas no Aeroporto de Aracaju apareceu primeiro em Só Sergipe.

]]>
/recepcao-junina-para-turistas-no-aeroporto-de-aracaju/feed/ 0
Energisa investe em tecnologias para modernização da rede elétrica 5s1320 /energisa-investe-em-tecnologias-para-modernizacao-da-rede-eletrica/ /energisa-investe-em-tecnologias-para-modernizacao-da-rede-eletrica/#respond <![CDATA[Só Sergipe]]> Thu, 22 May 2025 19:41:59 +0000 <![CDATA[Cidades]]> <![CDATA[clientes]]> <![CDATA[ENERGISA]]> <![CDATA[investimentos]]> <![CDATA[modernização]]> <![CDATA[rede elétrica]]> <![CDATA[Sergipe]]> <![CDATA[tecnologias]]> /?p=90002 <![CDATA[

  Investir em infraestrutura e tecnologia é um dos objetivos da Energisa Sergipe para garantir a qualidade do fornecimento de energia de forma contínua para 890 mil clientes. Somente este ano, serão investidos mais de R$ 288 milhões em Sergipe. A Energisa Sergipe tem atualmente 772 religadores espalhados nos 63 municípios. Com esses equipamentos, o …

O post Energisa investe em tecnologias para modernização da rede elétrica apareceu primeiro em Só Sergipe.

]]>
<![CDATA[

 

Investir em infraestrutura e tecnologia é um dos objetivos da Energisa Sergipe para garantir a qualidade do fornecimento de energia de forma contínua para 890 mil clientes. Somente este ano, serão investidos mais de R$ 288 milhões em Sergipe.

A Energisa Sergipe tem atualmente 772 religadores espalhados nos 63 municípios. Com esses equipamentos, o sistema identifica o local em que aconteceu a falha e realiza, de forma autônoma, manobras isolando o trecho danificado. Em até um minuto, o defeito é isolado e o fornecimento de energia é restabelecido para os clientes.

“O objetivo desses equipamentos é garantir o restabelecimento rápido do fornecimento de energia. Este ano, teremos mais investimentos em tecnologias somando um valor de mais de R$ 9 milhões”, afirma o gerente de Construção e Manutenção da Distribuição da Energisa Sergipe, Thyago Tanouss.

As tecnologias também são utilizadas na manutenção preventiva da rede elétrica. O drone, por exemplo, é utilizado durante inspeções nas redes elétricas com maior produtividade, qualidade e segurança. O equipamento é utilizado, principalmente, em áreas rurais, permitindo verificar de forma antecipada futuros problemas na rede.

Já o termovisor permite fazer a ‘aferição’ da temperatura dos componentes elétricos a partir de uma câmera térmica, seja instalada em um veículo ou portátil. “Quando a temperatura estiver na faixa considerada critica nas conexões, cabos e transformadores, a empresa consegue atuar de forma preventiva com a substituição dos equipamentos”, explica Thyago.

Outro dispositivo utilizado é o Mega Jumper que é instalado de forma temporária na rede elétrica com o objetivo de manter o fornecimento de energia elétrica para os clientes durante o período de manutenção. O mega jumper garante que o serviço seja realizado sem que os clientes fiquem sem energia elétrica em suas residências. Com isso, mitigamos ou diminuímos a quantidade de clientes sem energia.

Em 2025, a Energisa também adquiriu um equipamento de leitura acústica, semelhante a um termovisor. A câmera realiza a leitura através da ultrassonografia, gerando uma imagem acústica que destaca pontos de vibração. Dessa forma, é possível atuar preventivamente antes que a vibração cause maiores danos aos cabos e componentes isolantes.

Energia, investimento em tecnologia
Investimento da Energisa de 288, 6 milhões, em Sergipe para este ano de 2025

Investimentos 2025 2h5045

 

A Energisa realiza investimentos na rede elétrica para melhoria contínua do fornecimento de energia. Para este ano de 2025, serão investidos 288, 6 milhões nos 63 municípios de atuação em Sergipe. A região da Grande Aracaju receberá o maior aporte dos recursos para obras de melhoria e modernização da rede elétrica.

Os investimentos serão alocados em obras para melhoria e reforma da rede elétrica, instalação de equipamentos que permitam a automação e comandos a distância, construção de subestações e linhas de distribuição de alta tensão, combate ao furto de energia e expansão de redes para ligação de novos clientes urbanos e rurais. Em obras para ampliação e modernização da rede elétrica, serão investidos cerca de R$ 183 milhões.

O post Energisa investe em tecnologias para modernização da rede elétrica apareceu primeiro em Só Sergipe.

]]>
/energisa-investe-em-tecnologias-para-modernizacao-da-rede-eletrica/feed/ 0
Governo de Sergipe divulga programação completa da Salva Junina 3iv2k /governo-de-sergipe-divulga-programacao-completa-da-salva-junina/ /governo-de-sergipe-divulga-programacao-completa-da-salva-junina/#respond <![CDATA[Só Sergipe]]> Thu, 22 May 2025 19:07:39 +0000 <![CDATA[Cidades]]> <![CDATA[abertura]]> <![CDATA[festejos juninos]]> <![CDATA[governo]]> <![CDATA[programação]]> <![CDATA[Salva Junina]]> <![CDATA[Sergipe]]> /?p=89990 <![CDATA[

  O Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), divulgou a programação oficial da Salva Junina, evento que marca a abertura dos festejos juninos no estado. A ação acontece na próxima quinta-feira, dia 29 de maio, a partir das 19h, na Concha Acústica do Centro de Criatividade, no bairro …

O post Governo de Sergipe divulga programação completa da Salva Junina apareceu primeiro em Só Sergipe.

]]>
<![CDATA[

 

O Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), divulgou a programação oficial da Salva Junina, evento que marca a abertura dos festejos juninos no estado. A ação acontece na próxima quinta-feira, dia 29 de maio, a partir das 19h, na Concha Acústica do Centro de Criatividade, no bairro Cirurgia. O evento conta com quadrilhas juninas, espetáculo teatral, apresentação artísticas e culturais, coroação e posse oficial dos novos Rei e Rainha do País do Forró, além de demonstrações de elementos do ciclo junino que são únicos no estado.

As quadrilhas juninas campeãs dos concursos do ano ado voltam a se apresentar na Salva Junina: a Unidos em Asa Branca, de Aracaju, vencedora do concurso Gonzagão; e a Balanço do Nordeste, de Umbaúba, vencedora do concurso Arranca Unha. Após as apresentações, será realizada a coroação do Rei e Rainha do País do Forró de 2025, com o ree da faixa e da coroa aos vencedores, em um momento simbólico de renovação do reinado junino.

A programação inclui também a apresentação do grupo cultural Peneirou Xerém, grupo multiartístico composto por 35 integrantes majoritariamente da terceira idade, reconhecido como patrimônio cultural imaterial de Aracaju; e a Ópera do Milho, espetáculo apresentado pelo grupo Imbuaça que voltou aos palcos em 2023, após 18 anos sem ser encenado. A montagem mistura teatro popular, humor e religiosidade para contar a história de Mariazinha, uma jovem grávida de um noivo fujão, que a a ser perseguido pelo sogro. Os três santos juninos são chamados para resolver o ime, que só termina com o casamento.

Reconhecido como patrimônio imaterial de Sergipe desde 2003, o Barco de Fogo, tradicional alegoria pirotécnica da cidade de Estância, feita com madeira e fogos de artifício, também integra a programação da Salva Junina e fará seu trajeto para o público. A apresentação será acompanhada da brincadeira de guerra de espadas, realizada em espaço controlado e seguro.

É também na Salva Junina que acontece a troca de faixas e coroação do casal eleito como Rei e Rainha do País do Forró, Danilo Sousa e Polly Freitas, de Simão Dias. Eles darão continuidade ao reinado deixado por Orlanio Macedo e Sophia Albino, levando, nos eventos culturais do estado, a mensagem de que Sergipe é o “País do Forró”.

Confira a programação completa da Salva Junina 2x6w5y

19h – Apresentação do Grupo Peneirou Xerém

19h30 – Apresentação da Quadrilha Unidos em Asa Branca

20h10 – Apresentação da Quadrilha Balanço do Nordeste

20h40 – Barco de Fogo

21h – Coroação do Rei e Rainha do País do Forró

21h30 – Ópera do Milho

O post Governo de Sergipe divulga programação completa da Salva Junina apareceu primeiro em Só Sergipe.

]]>
/governo-de-sergipe-divulga-programacao-completa-da-salva-junina/feed/ 0
De Farroupilha para o mundo 2c444f a premiada história da Casa Perini /de-farroupilha-para-o-mundo-a-premiada-historia-da-casa-perini/ /de-farroupilha-para-o-mundo-a-premiada-historia-da-casa-perini/#respond <![CDATA[Silvio Farias]]> Thu, 22 May 2025 18:17:27 +0000 <![CDATA[Minuto do Vinho]]> <![CDATA[Cabernet Sauvignon]]> <![CDATA[cacau]]> <![CDATA[carnes brancas]]> <![CDATA[damasco]]> <![CDATA[fermentação]]> <![CDATA[framboesa]]> <![CDATA[frutos do mar]]> <![CDATA[leveduras]]> <![CDATA[moscatel]]> <![CDATA[Perini]]> <![CDATA[uvas]]> <![CDATA[vinho]]> <![CDATA[vinícola]]> /?p=89945 <![CDATA[

  Por Silvio Farias (*)   Uma empresa com a história de uma família Em 1929, o filho de imigrantes italianos João Perini começou a elaborar seus primeiros vinhos de forma artesanal no porão de sua casa, no Vale Trentino, em Farroupilha. Quatro décadas depois, seu filho daria um o além, em outubro de 1970, …

O post De Farroupilha para o mundo: a premiada história da Casa Perini apareceu primeiro em Só Sergipe.

]]>
<![CDATA[

 

Por Silvio Farias (*)

 

Uma empresa com a história de uma família 6k6u8

Em 1929, o filho de imigrantes italianos João Perini começou a elaborar seus primeiros vinhos de forma artesanal no porão de sua casa, no Vale Trentino, em Farroupilha.

Quatro décadas depois, seu filho daria um o além, em outubro de 1970, Benildo Perini fundou a Casa Perini, movido pela paixão de transformar uvas em vinho.

Todo esse empenho é reconhecido tanto pelos consumidores quanto pelos diversos prêmios conquistados ao longo dos anos.

A vinícola já acumula mais de 200 medalhas nacionais e internacionais, com destaque para o Casa Perini Moscatel, eleito o 5º melhor vinho do mundo em 2017 pela WAWWJ (World Association of Writers & Journalists of Wines & Spirits).

Vale dos Vinhedos

Vinho Tinto Casa Perini Vitis Marselan 750ml é um vinho brasileiro produzido na região da Serra Gaúcha. Originado pela variedade de uva Marselan, este vinho tinto possui em seu visual uma coloração vermelho rubi, aromas de framboesa, cacau e damasco e paladar aveludado.

Há mais de 130 anos, os imigrantes Antonio e Giuseppe Perini chegavam ao Brasil trazendo da Itália a arte de transformar a uva em vinho, junto com a imagem do Santo Anjo da Guarda para abençoar o Vale onde a Família Perini iria viver. Acreditavam que seu amor pela terra, unido à bênção do Santo, daria um sabor especial às uvas que cultivavam. Lenda ou não, há quatro gerações os Perini seguem produzindo vinhos de excelente qualidade. No entanto, a produção vinícola teve início mais tarde, com João Perini em 1928, quando a partir daí começou a expansão e, gradativamente, a aprimoração do processo.

Marselan é uma uva tinta que pode aparecer cada vez mais nos vinhos. Ela faz parte do seleto grupo das 6 uvas já aprovadas pelo INAO (Institut National de L’Origine et de La Qualité) para compor a lista das uvas em Bordeaux e Bordeaux Superiéur. Juntam a esse time as tintas Castets, Arinarnoa, Touriga Nacional, bem como as brancas Alvarinho e Liliorila.

Surgimento da Marselan 6w3ag

A Marselan não surgiu naturalmente, Nasceu, contudo, pelas mãos do ampelógrafo parisiense Paul Truel, criador de mais de 12 outras variedades de uvas, em 1961, no sul da França. O nome da casta foi inspirado na cidade de Marseillan próxima a Montpellier. É lá onde fica localizado o INRA – centro de pesquisa agronômica, onde ele trabalhou até se aposentar em 1985. Quando Paul idealizou a Marselan ele tinha em mente potencializar, unir e melhorar as características de duas uvas conhecidas: a Cabernet Sauvignon e a Grenache.

Truel queria preservar a potência da Cabernet Sauvignon, com rendimentos maiores, por outro lado, da Grenache – uva que se adaptou muito bem aos climas quentes – ele queria uma uva que tivesse resistência às altas temperaturas e, claro, uma nova casta resistente às doenças.

A evolução da uva Marselan 674ry

No início, ela não ganhou destaque e não foi o sucesso esperado, devido à baixa produtividade e aos pequeninos bagos. Com o aumento da demanda por uvas resistentes às moléstias – oídio, ácaros e podridão cinzenta, por exemplo, ela foi incluída na listagem oficial de registros quase 30 anos depois, em 1990. Atualmente, é possível encontrá-la em terroirs com características distintas e ela deixa sua marca talentosa em diversos estilos, seja em um blend ou mesmo reinando sozinha em um varietal.

Cor profunda, taninos presentes e macios, e ótimo potencial para envelhecer são algumas características da Marselan na taça. Essa uva se destaca no seu país de origem, França, principalmente no Languedoc e sul do Rhône. Adicionalmente, também se expressa nas seguintes regiões: Catalunha (Espanha), Califórnia (EUA), Mendoza (Argentina) e Hebei (China).

Em uma análise mais detalhada achamos muitos outros terroirs que a Marselan cativa, como o Reserva da famosa Garzón, comercializado pela World Wine, com uvas colhidas em Maldonado, no Uruguai. É um vinho aromático, com boa potência e acidez na medida para dar o equilíbrio perfeito.

No Brasil, também é possível encontrar alguns exemplares dessa variedade, uma das vinícolas que investiu na Marselan foi a Perini, no Vale Trentino, Serra Gaúcha. Foram 10 anos acompanhando do potencial da casta no vinhedo até a elaboração do vinho da Linha Vitis.

 

A Casa Perini está localizada na Serra Gaúcha, mais especificamente no Vale Trentino, região montanhosa proprícia para o cultivo de videiras. Por apresentar invernos rigorosos, verões quentes com noites amenas, solo e altitude adequados, a região produz uvas de qualidade superior, excelentes para a elaboração de sucos, vinhos e espumantes.

Solo: Basáltico Argiloso

Clima: Subtropical

Altitude: de 600 a 800 m acima do nível do mar

Latitude: 29°, Longitude: 51°

O post De Farroupilha para o mundo: a premiada história da Casa Perini apareceu primeiro em Só Sergipe.

]]>
/de-farroupilha-para-o-mundo-a-premiada-historia-da-casa-perini/feed/ 0
Iguá Sergipe alerta sobre cuidados com a rede de esgoto no período chuvoso 3z562y /igua-sergipe-alerta-sobre-cuidados-com-a-rede-de-esgoto-no-periodo-chuvoso/ /igua-sergipe-alerta-sobre-cuidados-com-a-rede-de-esgoto-no-periodo-chuvoso/#respond <![CDATA[Só Sergipe]]> Thu, 22 May 2025 13:10:04 +0000 <![CDATA[Cidades]]> <![CDATA[água]]> <![CDATA[chuvoso]]> <![CDATA[esgoto]]> <![CDATA[limpeza]]> <![CDATA[período]]> <![CDATA[pluvial]]> <![CDATA[Rede +]]> <![CDATA[saneamento]]> <![CDATA[serviço]]> <![CDATA[tubulações]]> /?p=89971 <![CDATA[

Com a chegada do período chuvoso, a Iguá Sergipe, responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, intensifica a limpeza preventiva da rede de esgoto e reforça a importância da colaboração da população para evitar transtornos como entupimentos e sobrecarga no sistema. Uma das principais ações da empresa para manter a rede funcionando …

O post Iguá Sergipe alerta sobre cuidados com a rede de esgoto no período chuvoso apareceu primeiro em Só Sergipe.

]]>
<![CDATA[

Com a chegada do período chuvoso, a Iguá Sergipe, responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, intensifica a limpeza preventiva da rede de esgoto e reforça a importância da colaboração da população para evitar transtornos como entupimentos e sobrecarga no sistema.

Uma das principais ações da empresa para manter a rede funcionando adequadamente é a limpeza das tubulações com hidrojato, técnica que utiliza jatos de água de alta pressão para remover resíduos acumulados nas redes. O serviço é executado com equipamentos especializados, que realizam a sucção do material e a limpeza. Todos os resíduos são coletados e destinados corretamente a aterros sanitários.

Mesmo com a limpeza regular, a rede de esgoto enfrenta problemas causados pelo uso incorreto por parte da população. Uma das práticas mais prejudiciais é a ligação irregular da água da chuva (água pluvial) à rede de esgoto, o que provoca sobrecargas.

“As redes de esgoto são projetadas exclusivamente para receber efluentes sanitários. Quando a água da chuva entra por ligações indevidas, o sistema não a a sobrecarga, pois o volume de água é maior que o do esgoto. Enquanto uma tubulação de esgoto tem, normalmente,15 cm de diâmetro, uma de drenagem pluvial é a partir de 60 cm— são estruturas completamente diferentes, feitas para finalidades distintas”, explica Felipe Silveira, gerente operacional da região Metropolitana da Iguá Sergipe.

Outro agravante é o descarte inadequado de resíduos sólidos, como copos plásticos, absorventes, preservativos, escovas de dente, fios de cabelo e gordura nas pias ou vasos sanitários. Esses materiais se acumulam nas tubulações e provocam entupimentos frequentes.

A Iguá Sergipe realiza monitoramento contínuo das estações de tratamento de esgoto, com atenção especial durante o período chuvoso.

Atendimento e resposta rápida 532m71

A concessionária mantém equipes de plantão sete dias por semana, prontas para atuar em situações emergenciais. As ocorrências podem ser registradas pelos seguintes canais:

Telefone/WhatsApp: 0800 400 4482
Sitewww.digiigua.sosergipe-br.sergipeconectado.com
Aplicativo Digi Iguá, disponível para Android e iOS.

Como a população pode colaborar 6u3s3

A Iguá Sergipe reforça que a colaboração da comunidade é essencial. Algumas atitudes simples ajudam a evitar problemas:

● Não descartar lixo nas ruas, evitando que ele seja levado para os bueiros pela
água da chuva.

● Evitar jogar resíduos sólidos ou gordura na rede de esgoto.

● Instalar e limpar periodicamente caixas de gordura, especialmente em
residências e estabelecimentos comerciais.

Com ações preventivas e a cooperação da população, é possível reduzir transtornos e garantir o bom funcionamento da rede de esgoto durante o período chuvoso.

Com a concessão parcial para a prestação de serviços de saneamento básico à população sergipana, a Iguá Sergipe será responsável pela distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto em 74 dos 75 municípios do estado.

Com o início da operação plena no primeiro semestre de 2025, a companhia iniciará investimentos em saneamento na região, beneficiando mais de 2 milhões de pessoas ao longo dos 35 anos do contrato. Alinhada ao Marco Legal do Saneamento, que estabelece a meta de universalizar o o à água potável e ao esgotamento sanitário no Brasil até 2033, a Iguá Sergipe promoverá mais qualidade de vida e desenvolvimento sustentável no estado.

O post Iguá Sergipe alerta sobre cuidados com a rede de esgoto no período chuvoso apareceu primeiro em Só Sergipe.

]]>
/igua-sergipe-alerta-sobre-cuidados-com-a-rede-de-esgoto-no-periodo-chuvoso/feed/ 0
Nosso cortejo semanal de desgraças 735k23 /nosso-cortejo-semanal-de-desgracas/ /nosso-cortejo-semanal-de-desgracas/#respond <![CDATA[Luciano Correia]]> Thu, 22 May 2025 09:00:06 +0000 <![CDATA[Articulistas]]> <![CDATA[Mídia, Cultura e Ebulições]]> <![CDATA[Brasília]]> <![CDATA[convescote]]> <![CDATA[corruptos]]> <![CDATA[cortejo]]> <![CDATA[marcha]]> <![CDATA[misoginia]]> <![CDATA[nacional]]> <![CDATA[prefeitos]]> <![CDATA[presidente]]> <![CDATA[Rede +]]> <![CDATA[república]]> <![CDATA[vaia]]> /?p=89941 <![CDATA[

  Por Luciano Correia (*)   Mais de cinco mil prefeitos se reúnem em Brasília para um convescote disfarçado de Marcha dos Prefeitos. É uma churrascada com uísque dos melhores barris pagos com meu, seu e nosso dinheiro. Nos bastidores da imprensa na corte brasiliense se diz abertamente que nesses períodos o preço da carne …

O post Nosso cortejo semanal de desgraças apareceu primeiro em Só Sergipe.

]]>
<![CDATA[

 

Por Luciano Correia (*)

 

Mais de cinco mil prefeitos se reúnem em Brasília para um convescote disfarçado de Marcha dos Prefeitos. É uma churrascada com uísque dos melhores barris pagos com meu, seu e nosso dinheiro. Nos bastidores da imprensa na corte brasiliense se diz abertamente que nesses períodos o preço da carne alugada, o serviço oferecido pela mais antiga profissão do mundo, sofre uma disparada inflacionária. A jecada berra grosso: em reunião com Lula, ainda lascaram uma estrepitosa vaia no presidente da República.

Longe o tempo em que se respeitava autoridades. Sou de uma época em que a gente se levantava quando o professor entrava na sala de aula. O presidente da nação, fosse quem fosse, seria sempre “O Presidente”. Mesmo opositores profissionais instalados em Brasília ou nos estados, se dirigiam à autoridade máxima do país com algum respeito. Agora, até os comedores de putas ousam desancá-lo em rede nacional, on line.

De todo modo, essa conta é troco, perto da farra das emendas resultada da transformação do regime político do país em parlamentarismo orçamentário, essa excrescência aprovada por um Congresso de costas para o povo. O pior é que os recursos não saem de governo nenhum, senão do nosso bolso, afinal, pagamos a maior carga tributária do mundo, para sustentar o campeão mundial da corrupção.

Nisso de pagar impostos também somos campeões, mas só nós, o povo. Num levantamento de 2023, do Banco Mundial, fomos disparadamente o país que mais trabalhou para pagar impostos, num total de 2.600 horas no ano. Isso é mais que o dobro do segundo colocado, a Bolívia, com 1.080 horas trabalhadas. No sentido contrário, as Maldivas são o país com menor carga tributária: nenhuma hora de trabalho realizada para pagar impostos. Os Emirados Árabes vêm a seguir, com 12 horas e a Suíça é o oitavo, com 63 horas. Dá para entender, afinal, nenhum desses países sustentam o Congresso mais caro do mundo ou o Judiciário mais caro do planeta.

Após as vaias ao presidente, um dos jornalões do mercado avisou: “Acende o alerta do governo”, num misto de torcida e euforia, como bem sabemos quando tentamos olhar os jornais por dentro de suas vestes. São pequenos adendos ao cortejo de desgraças que, de fato, existem, somadas às que poderiam ser evitadas. No primeiro caso, a explosão da roubalheira do INSS, concebido, istrado e captado no governo Bolsonaro, um sujeito em cuja biografia a pecha de ladrão funciona como uma gota no oceano.

Janja da Silva
Janja da Silva Foto: Claudio Kbene/PR

O problema é que o atual governo já manda no INSS há dois anos e meio, portanto só agora, após denúncias, resolveu tomar providências, sendo que a primeira delas foi a mobilização de sua milícia digital para apontar o dedo para Bolsonaro. Para piorar o que já não vem bem, a primeira dama, em viagem à China, se mete numa conversa entre dois chefes de estado, um deles o gestor da maior economia do mundo, para reclamar do Tiktok.

Numa hora em que o silêncio valia ouro, o presidente defendeu-a publicamente, aconselhado sabe-se lá por qual tipo de marketing político. Em vez de tratar da estabilidade do próprio lar em praça pública, Lula deveria era explicar como alguém sem cargo no governo o acompanha numa caravana oficial em viagem de trabalho. Querem mais desgraça? Pois a primeira dama confirmou tudo o que foi noticiado, disse que faria de novo, ironizou, gargalhou e botou o velho fantasma da misoginia no bolo. Essas são as opções que teremos em 2026. Nessas horas sempre lembro da canção de Chico Buarque, Acorda Amor, na qual o personagem, com medo da visita da polícia na porta de casa em plena madrugada, recorre à única alternativa que restava naquela agonia: “Chame o ladrão, chame o ladrão”, cantava o grande Chico.

 

O post Nosso cortejo semanal de desgraças apareceu primeiro em Só Sergipe.

]]>
/nosso-cortejo-semanal-de-desgracas/feed/ 0