Uma operação pente-fino da equipe de auditores fiscais tributários do Posto Fiscal de Propriá/SE, em um único plantão, impediu que caminhoneiros com os baús abarrotadas de produtos assem na divisa sergipana sem o devido recolhimento do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Segundo cálculos do Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco), foi recolhido mais de R$ 1,9 milhão. A operação aconteceu na madrugada dessa terça-feira (26).
“Esse é mais um episódio que comprova a importância dos postos de divisa. Fica evidente que o nosso Estado precisa de maior investimento para impedir a prática corriqueira de evasão fiscal”, afirmou o supervisor da equipe, Edenilson Santana.
Para o presidente do Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco/SE), José Antônio, “essa operação demonstra a importância do trabalho do auditor fiscal tributário no combate à sonegação e também na preparação de um ambiente de concorrência leal entre as empresas. O que temos a lamentar é que o mesmo posto fiscal, o Posto de Propriá, que tem mostrado diariamente um eficaz trabalho contra a sonegação será fechado, conforme decisão da secretário da Fazenda, Marco Antônio Queiroz”.
Polícia Militar 5j2x5y
Policiais Militares do 4º Batalhão de Polícia Militar apreenderam um caminhão abandonado na rodovia estadual SE-230 próximo a entrada do Assentamento Cuiabá, com uma carga de 800 caixas de cigarros contrabandeada do Paraguai, estimada em R$ 2 milhões.
Nessa terça-feira (26) os policiais estiveram no local e constataram que o caminhão estava com a placa dianteira BTB-8730 em cima da placa Mercosul OHD-4H21.
As informações são de que o caminhão parou, dois indivíduos desceram e não conseguiram ligar o veículo novamente. Em seguida fugiram em um Voyage branco.
O caminhão não consta restrições de roubo e furto. Ainda de acordo com a polícia, o proprietário do caminhão responde por contrabando /descaminho na Justiça Federal.