A Iguá Sergipe assume, a partir de 1º de maio, a responsabilidade pela distribuição de água e pela coleta e tratamento de esgoto em 74 dos 75 municípios sergipanos. A operação plena tem início após o período de transição ocorrido com a do contrato, em dezembro de 2024, e marca um novo ciclo para o saneamento básico no estado. Com a do Termo de Transferência, a companhia efetua o pagamento da segunda das três parcelas da outorga fixa – no valor de R$ 900 milhões
Com duração de 35 anos, o contrato estabelece metas de universalização e prevê R$ 6,3 bilhões em investimentos. Nos primeiros anos, a empresa se concentrará em ações estruturantes e obras prioritárias, com base no plano de metas e no plano diretor que será elaborado em até 18 meses.
Antes mesmo do início oficial da concessão, a empresa já havia iniciado quatro obras emergenciais de abastecimento, entre elas a instalação de uma nova adutora de 14 km em Poço Redondo, que liga a Estação de Tratamento de Água em Curralinho ao reservatório municipal, beneficiando 33 mil moradores. Também há frentes em andamento em Porto da Folha, Itabaiana, Moita Bonita, Riachão do Dantas e Lagarto. Ao todo, serão implantados 59 km de novas adutoras ainda em 2025, beneficiando aproximadamente 70 mil pessoas.
“A Iguá chega com um olhar de longo prazo para transformar o saneamento em Sergipe. Temos experiência em diferentes regiões do Brasil e vamos aplicar aqui as melhores práticas técnicas e operacionais para gerar impacto real na saúde, qualidade de vida e desenvolvimento das comunidades”, afirma Fernando Vieira, diretor-geral da Iguá Sergipe.
A partir do início da operação plena, a empresa assume a gestão da distribuição de água e dos sistemas de esgoto, enquanto a Deso permanece responsável pela captação e tratamento da água. A regulação e fiscalização seguem sob responsabilidade da AGRESE (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe).
O que muda nas faturas, solicitações e canais de atendimento 4dr6p
As faturas com a marca Iguá começarão a ser emitidas a partir do mês de junho. Clientes com débitos antigos junto à Deso não terão seus valores automaticamente transferidos para a Iguá – é necessário procurar os canais de atendimento da nova concessionária para verificar opções de parcelamento. Clientes que desejam manter o pagamento em débito automático também precisarão realizar novo cadastro junto ao banco de sua preferência, seja pelos canais digitais ou nas agências físicas, pois a autorização anterior não será transferida da Deso para a Iguá.
A Iguá Sergipe oferece atendimento pelo aplicativo Digi Iguá, número 0800 400 4482 (ligação e WhatsApp), e mais de 78 pontos físicos em todo o estado. Todos os serviços referentes ao abastecimento de água e esgotamento sanitário poderão ser realizados nos pontos de atendimento presencial, assim como canais digitais. As orientações para cadastro e uso da plataforma estão disponíveis em www.digiigua.sosergipe-br.sergipeconectado.com .
A Iguá Saneamento é uma das maiores empresas do setor de saneamento no Brasil, com operações em 121 municípios de seis estados: Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. A empresa presta serviços de saneamento básico que beneficiarão aproximadamente 6 milhões de pessoas nas áreas atendidas, por meio de concessões e parcerias público-privadas.
A companhia é signatária do Pacto Global da ONU e atua nos Movimentos 2030, com foco na segurança hídrica, redução de emissões de CO₂ e aumento da diversidade na liderança. Em 2024, foi eleita pela oitava vez consecutiva como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Saiba mais em www.sosergipe-br.sergipeconectado.com.
Com a concessão parcial para a prestação de serviços de saneamento básico à população sergipana, a Iguá Sergipe será responsável pela distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto em 74 dos 75 municípios do estado.
Com o início da operação plena no primeiro semestre de 2025, a companhia iniciará investimentos em saneamento na região, beneficiando mais de 2 milhões de pessoas ao longo dos 35 anos do contrato. Alinhada ao Marco Legal do Saneamento, que estabelece a meta de universalizar o o à água potável e ao esgotamento sanitário no Brasil até 2033, a Iguá Sergipe promoverá mais qualidade de vida e desenvolvimento sustentável no estado.