Procedimento visa analisar se valores registrados pelos aparelhos estão regulados com a tarifa vigente Fotos: Ascom/ITPS 3o1o6r
A partir do dia 14 de março, taxistas de Aracaju, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros, Lagarto e Nossa Senhora do Socorro poderão realizar a verificação metrológica dos taxímetros. O procedimento deve respeitar o calendário definido de acordo com o último dígito da placa do carro. O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no estado, alerta os consumidores para ficarem atentos aos sinais que comprovam a regularidade dos taxímetros.
A verificação metrológica busca atestar se os valores registrados pelos taxímetros estão de acordo com a quilometragem deslocada, em concordância com a tarifa vigente. O procedimento deve ser realizado anualmente, e o calendário definido pelo ITPS tem o intuito de evitar aglomerações e organizar a realização do processo. Os táxis que realizaram a verificação metrológica periódica em 2021 devem se atentar para a validade que consta no certificado.
O diretor-presidente do órgão, Kaká Andrade, lembra que em 2021 a verificação não foi obrigatória, e que àqueles que a fizeram, precisam ficar atentos e realizar uma nova verificação em até 12 meses da última inspeção, independente do calendário. “Quem optou por realizar a verificação em 2021, mesmo não sendo obrigatório, precisa realizar novamente este ano para continuar com seu veículo regular”, explica.
Ele chama a atenção dos ageiros para identificar os sinais de que os táxis estão regulares de acordo com a verificação metrológica. “Se foi observado que o veículo está regular, ou seja, que o taxímetro está registrando os valores corretos, é colocado no aparelho um selo do Inmetro com o ano da verificação. Esse selo exibe sempre o ano subsequente. Para a verificação de 2022, portanto, será colocada etiqueta com o ano de 2023”, informa.
Além da etiqueta, os veículos regulares devem apresentar um lacre de segurança e o registro de patrimônio. Em caso de veículos reprovados na verificação metrológica, os sinais de irregularidade também são visíveis ao consumidor. “Se o veículo estiver irregular, é colocado um filete no taxímetro. Os taxistas são encaminhados para as oficinas credenciadas, ou permissionárias, para realizar a manutenção. Caso identifique um táxi irregular em atividade, o consumidor deve informar diretamente ao ITPS para que o veículo seja direcionado à revisão”, destaca Kaká.
Durante a verificação metrológica, o veículo a por duas etapas. Inicialmente, é feita a inspeção visual, em que se analisa se o instrumento apresenta todos os dígitos visíveis, se as tarifas estão atualizadas e se o aparelho liga e desliga normalmente. Depois, é feita a inspeção metrológica, em que o agente fiscal analisa o veículo em movimento e realiza a cronometragem, comparando-a com a mudança dos dados do taxímetro.
As autorizações da verificação metrológica periódica poderão ser realizadas no site do ITPS, no campo do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE) e na sede do Serviço de Atendimento ao Cliente do órgão (SAC/ITPS), situada na Rua Campo do Brito, 371, com o pela Rua Vila Cristina, no horário das 7h30 às 12h30. O horário e dia da pista de verificação serão determinados conforme agendamento.
Confira o calendário de verificação de acordo com o final da placa do carro:
14/03 a 29/03 – final 1 e 2
04/04 a 26/04 – final 3 e 4
02/05 a 20/05 – final 5 e 6
01/06 a 15/06 – final 7
04/07 a 22/07 – final 8
01/08 a 26/08 – final 9 e 0
Por Antônio Carlos Garcia (*) om planos de consolidar a presença da marca…
Com a chegada dos festejos juninos, a Energisa orienta empreendedores sobre a importância da ligação…
Tem sabores que alimentam gerações. No Dia do Hambúrguer, 28 de maio, o Méqui celebra…
Novo cinema de rua no Centro de Aracaju une conforto, curadoria de qualidade e…
implantação da primeira unidade do Grupo Piracanjuba no Nordeste, no município de Nossa Senhora…
Por Diego da Costa (*) aul Gil é uma das figuras mais icônicas…