O fórum será na sede do TRE Sergipe 3h2k30
Na manhã do dia 21 de outubro, às 8h15, a Escola Judiciária (EJESE) do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) realizará o I Fórum de Enfrentamento à Desinformação. A organização do evento é capitaneada pelo juiz Leonardo Souza Santana Almeida, presidente do Comitê de Combate à desinformação do TRE-SE. O programa que visa mitigar a desinformação no processo eleitoral foi idealizado pelo Tribunal Superior Eleitoral.
O I Fórum de Enfrentamento à Desinformação do TRE-SE objetiva atrair representantes de partidos políticos, coordenadores e professores do curso de direto de universidades e faculdades de Sergipe para que sejam multiplicadores e, desse modo, corroborem no combate à desenformação. Os juízes eleitorais de todo Estado, bem como os chefes de Cartório das Zonas Eleitorais, confirmaram presença no Fórum.
O fórum abordará a segurança da urna eletrônica, seus mitos e verdades, com a palestra a ser ministrada por Giuseppe Dutra Janino, secretário de tecnologia da informação do TSE, com o auxílio do mediador José Carvalho Peixoto, secretário de TI do TRE-SE.
O uso e a influência das mídias sociais na disseminação de desinformação em relação ao processo eleitoral será tema da palestra do professor Dr. Wilson Gomes, renomado pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital. A mediação será realizada pela professora Carol Westrup, que atua como comunicadora social, produtora cultural e integrante do coletivo Intervozes.
Com um prisma eminentemente jurídico, o juiz de direito do Tribunal de Justiça de Alagoas e ex-secretário judiciário do TRE-SE, Marcos Vinícius Linhares Constantino da Silva, abordará a legislação e as resoluções correlatas ao enfrentamento à desinformação no processo eleitoral. O será mediado pelo juiz membro do TRE-SE, diretor da EJESE e Juiz de Direito do TJSE, Leonardo Souza Santana Almeida.
O presidente do TRE-SE, desembargador José dos Anjos, parabenizou a Escola Judiciária Eleitoral pela iniciativa. “O Fórum visa conscientizar a população sergipana, sobretudo, políticos e eleitores sobre o potencial lesivo da disseminação de informações falsas”, pontuou o presidente.
Já o organizador do I Fórum de Enfrentamento à Desinformação, Dr. Leonardo Souza Santana Almeida, destacou a qualidade das palestras. “Vamos trazer o que há de melhor para o Estado! Todos os palestrantes são especialistas renomados no assunto e acreditamos que, ao final do evento, autoridades, servidores, professores e demais participantes sairão com uma visão ampliada sobre a temática”, disse o magistrado.
Com a chegada dos festejos juninos, a Energisa orienta empreendedores sobre a importância da ligação…
Tem sabores que alimentam gerações. No Dia do Hambúrguer, 28 de maio, o Méqui celebra…
Novo cinema de rua no Centro de Aracaju une conforto, curadoria de qualidade e…
implantação da primeira unidade do Grupo Piracanjuba no Nordeste, no município de Nossa Senhora…
Por Diego da Costa (*) aul Gil é uma das figuras mais icônicas…
Reflexão sobre execução, cultura de resultado e liderança com atitude de dono Por…