Parada natalina Foto: Thiago Santos 4dx1i
A segunda edição da Vila do Natal Iluminado, realizada pelo Governo do Estado, atrai milhares de turistas e sergipanos à Praça de Eventos da Orla da Atalaia, em Aracaju, e se consolida como uma iniciativa que impulsiona a economia e geração de renda para vendedores e empreendedores locais. Aberto no último dia 13, o evento segue até o dia 5 de janeiro, com uma programação cultural, religiosa e de lazer diversificada.
Neste ano, a vila está ainda mais atrativa e, além das já conhecidas roda-gigante, pista de patinação no gelo, árvore de Natal de 20 metros, casa do Papai Noel, igreja, apresentações artísticas e personagens temáticos, uma das novidades são as paradas natalinas. Assim como em todos os eventos realizados pelo Governo do Estado, a Vila do Natal conta, também, com praça de alimentação, espaços dedicados à economia solidária e ao artesanato.
A vendedora de pipoca Valbia Rodrigues ressalta a expectativa dos comerciantes para 2024. “Este é o segundo ano que eu estou participando da Vila do Natal Iluminado. Ano ado, as vendas foram excelentes, nota 10. Este ano, minha expectativa é que seja melhor, porque o evento foi ampliado, tem montanha-russa, Arena Gamer, está excelente. O governo está de parabéns por dar espaço para a gente, que é vendedor autônomo, vir vender, e cada vez mais a nossa renda vai aumentando”, colocou.
Por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), o Governo do Estado também assegura a participação dos artesãos sergipanos na Vila do Natal Iluminado. Uma das contempladas é a artesã Claudjane Pereira, que trabalha com a confecção de bonecas de pano e não poupou elogios às políticas de incentivo a essa atividade econômica desenvolvidas pela atual gestão.
“É a minha segunda Vila do Natal Iluminado. Ano ado foi muito boa a divulgação, tivemos muito público, ótimas vendas. A expectativa é que este ano seja melhor que o ano ado. Além de gerar renda, essa iniciativa do governo dá oportunidade para que o artesão tenha uma noção de comércio, pois às vezes a gente sabe fazer artesanato, mas não tem esse espaço, e aqui a gente tanto vende como também aprende”, pontuou Claudjane.
Turismo
Outro setor da economia fomentado por meio dos grandes eventos realizados pelo Governo de Sergipe é o do turismo. O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe ABIH/SE, Antônio Carlos Franco Sobrinho, destaca que a segunda edição da Vila do Natal Iluminado é um diferencial neste período de fim de ano. “Para a rede hoteleira, representa uma oportunidade significativa. Com o aumento do fluxo turístico durante as festividades, esperamos não apenas um crescimento na taxa de ocupação, mas, também, um fortalecimento da imagem de Sergipe como um destino atrativo durante todo o ano”, observou.
O segmento alimentício também tem expectativas positivas quanto à segunda edição do evento. O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Sergipe (Abrasel/SE), Bruno Dórea, explica que a Vila do Natal Iluminado deve atrair muita gente para a Orla da Atalaia, beneficiando bares e restaurantes da região. “É um ambiente maravilhoso para toda a cidade, todo cidadão, todo aracajuano, e que, com certeza, encanta também o turista. É um atrativo a mais para que eles possam desfrutar da nossa cidade e frequentar também os bares e restaurantes dentro e fora da praça. O Governo de Sergipe está de parabéns por fazer um Natal em grande estilo, de altíssima qualidade”, elogiou.
Novidades
Nesta edição, a pista de patinação foi ampliada e tem 300 m², o dobro de tamanho da do ano ado, além de ganhar arquibancadas, para que o público possa assistir às manobras dos patinadores. Além disso, o evento será acrescido de outras atrações inéditas, como montanha-russa, aquário de recreação, paradas natalinas, espaço multissensorial, teatro e arena gamer, esta última promovida pelo Banese.
Já a parada natalina, que sai do Mundo Maravilhoso da Criança e vai até a Praça de Eventos da Orla, onde fica a Vila do Natal, é composta por diversas atrações artísticas, das tradicionais às mais novas, que vão de anjos e bailarinas a componentes de circo eando pela avenida. Ao final, a grande atração: um carro com o Papai Noel, que, ao lado da Mamãe Noel, enche de sorrisos aracajuanos e turistas. O primeiro desfile foi realizado no domingo, 15. A parada natalina está prevista para acontecer também nos dias 22 e 25 de dezembro, sempre às 19h e no mesmo percurso.
Vila do Natal Iluminado
A Vila do Natal Iluminado é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE), com apoio do Banese, Energisa, Netiz e Deso.
Com a chegada dos festejos juninos, a Energisa orienta empreendedores sobre a importância da ligação…
Tem sabores que alimentam gerações. No Dia do Hambúrguer, 28 de maio, o Méqui celebra…
Novo cinema de rua no Centro de Aracaju une conforto, curadoria de qualidade e…
implantação da primeira unidade do Grupo Piracanjuba no Nordeste, no município de Nossa Senhora…
Por Diego da Costa (*) aul Gil é uma das figuras mais icônicas…
Reflexão sobre execução, cultura de resultado e liderança com atitude de dono Por…